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terça-feira, 29 de novembro de 2011

Após nova acusação, Facebook reconhece erros e firma acordo para garantir privacidade de usuários

Após mais uma polêmica envolvendo a maneira como o Facebook compartilha informações privadas de seus usuários, a rede social precisará agora da aprovação dos clientes para implementar atualizações que permitem compartilhar dados dos perfis.

A decisão foi tomada após um acordo entre o Facebook e a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC – Federal Trade Comission) que acusou a rede de enganar seus clientes.

A acusação atual envolve um novo recurso que vem sendo atualizado nas contas dos usuários. O recurso publica em tempo real atualizações dos contatos e de outros perfis. É possível através desta ferramenta obter informações dos usuários que tenham sido definidas como privadas.

Essa não é a primeira vez que o Facebook sofre acusações da FTC. Desde 2009 a comissão vem acusando a rede de enganar os usuários ao afirmar que informações compartilhadas poderiam ser mantidas em privado, mas que a rede tornou pública esses dados em várias ocasiões.

No blog oficial da empresa, Mark Zuckerberg, o executivo-chefe do Facebook, declarou que o “Facebook cometeu um monte de erros”. A declaração foi feita em resposta ao acordo realizado com a FTC.

O Facebook se responsabilizou em adotar uma política de privacidade mais clara e a sofrer auditorias independentes durante os próximos 20 anos. Caso viole os termos do acordo, a empresa pagará multas diárias de cerca de US$ 16 mil.

Zuckerberg declarou ainda que a empresa tomará várias medidas para validar a ideia de comprometimento da rede com o modo como compartilha as informações de seus usuários.

Entre as medidas está a criação de dois novos cargos, um deles, responsável pelas políticas de privacidade, questionamentos públicos e questões governamentais, e um outro, que cuidará da área de privacidade e produtos.

As mudanças propostas pelo Facebook no acordo ganharam o bom grado da FTC que acredita que assim a empresa garantirá a privacidade do usuário.