Pages

Subscribe:

terça-feira, 22 de novembro de 2011

NASA envia neste sábado nova missão para procurar vida em Marte

A NASA pretende dar início no próximo sábado, 26, a uma nova etapa das missões que investigam o planeta vermelho. Após buscar e encontrar evidências de que há água - na forma de gelo - no subsolo de Marte, o objetivo agora é encontrar ambientes propícios à vida ou que já possam ter sido habitados.

Para executar a missão a agência enviará o jipe-robô Curiosity ao planeta. O jipe tem cerca de três metros de comprimento e pesa quatro toneladas. Todo o projeto foi avaliado em US$ 2,5 bilhões. Essa nova missão é a segunda fase de três destinadas a encontrar evidências de vida no ambiente marciano.

Na década passada, durante a primeira fase das missões, o objetivo central era encontrar água ou sinais de sua presença em épocas anteriores. A missão foi bem sucedida quando a sonda Mars Odyssey identificou a presença de gelo no subsolo, fato confirmado posteriormente pela sonda Phoenix.

Nesta nova fase, a NASA pretende encontrar sinais mais concretos de que possa haver ou já ter existido vida em Marte. A sonda Curiosity investigará regiões do planeta com possíveis ambientes favoráveis à vida e também tentará encontrar compostos orgânicos.

O Curiosity é um verdadeiro laboratório científico ambulante, está equipado com dez instrumentos de pesquisa que lhe permitirão perfurar e analisar o solo, realizar análises de clima e condições atmosféricas, buscar compostos orgânicos e medir níveis de radiação no planeta.

A nave responsável por levar o grandalhão ao solo marciano chegará ao seu destino por volta de agosto de 2012, a partir daí o jipe iniciará sua exploração prevista para durar cerca de dois anos no mínimo. Porém, cientistas envolvidos no projeto, como o brasileiro Nilton Rennó, esperam que o robô funcione por até dez anos.

O jipe será depositado no interior da cratera Gale. A razão para a escolha do local de pouso são evidências de que a região já foi um depósito de água no passado e a possibilidade de ainda conter ambientes favoráveis à vida.

Se tudo der certo, a partir de 2020 a NASA pretende iniciar a terceira e última etapa do projeto que tentará trazer amostras da atmosfera e solo marciano para Terra, em busca de mais evidências de vida no planeta vermelho.

Você poderá encontrar mais informações sobre as Missões da NASA a Marte através do link http://migre.me/6du1M

0 comentários:

Postar um comentário